Gerais, Notícias › 10/09/2015

V Encontro da Família Mercedária – Mensagem final

Mensagem final do V Encontro da Família Mercedária

IMG_7530O senhor nos congrega em família. No Senhor somos todos irmãos! Com essa certeza chegamos ao final do V Encontro da família Mercedária, que foi realizado no Recanto Mercê, entre os dias 04 – 07/09/2015. Foram dias de muita fraternidade, oração, animação e partilha! Todos saímos dessa experiência com a certeza de que a Ordem das Mercês é, para o Brasil e para o mundo, sinal de esperança e presença de misericórdia.

Conhecemos, ao longo das reflexões e palestras, um pouco mais a respeito da vida religiosa consagrada, que é um dom de Deus para a Igreja. O religioso é a aquele que, reconhecendo-se amado e chamado por Deus, assume o estilo de vida de Jesus, e por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência, é todo doado ao serviço de Deus e do próximo.

Aprofundamos também nosso conhecimento do estilo de vida dos Mercedários e Mercedárias. A partir do exemplo de São Pedro Nolasco, iniciador dessa obra, aprendemos que o mercedário é um sinal da misericórdia de Deus! É alguém que faz a experiência da liberdade de filho amado de Deus, comunicando e partilhando tal liberdade com os cativos, destinatários de nossa vocação e missão.

Nossa grande inspiração é o Cristo redentor, que, na cruz, deu sua vida para nos libertar dos cativeiros do pecado e da morte, dando-nos vida plena. Nossa patrona é a Virgem Maria, Mãe das Mercês, companheira dos que sofrem, consoladora dos aflitos. Em Jesus e junto com Maria, somos chamados a dar, com alegria e disposição, nossa própria vida pelo bem dos filhos e filhas de Deus que se encontram em situação de cativeiro.

No Recanto Mercê, local deste encontro, visualizamos de fato a ação misericordiosa de Deus, que quer ver seus filhos livres da dependência química. Esta obra é um sinal de que o carisma mercedário é vivo, atual e necessário! Ele nos faz irmãos – uma verdadeira família – a serviço daqueles e daquelas que, como aponta o papa Francisco, são oprimidos pela cultura do descarte e destituídos de dignidade.

Como expressão desse comprometimento com os irmãos que sofrem, estabelecemos planos de ação que contribuam para o trabalho de evangelização e de promoção da liberdade, tais como divulgação do carisma mercedário por parte dos religiosos e dos leigos engajados, promoção de eventos e arrecadações periódicas de fundos para manutenção do Recanto Mercê, criação de boletim informativo, que será enviado junto com um boleto para contribuições mensais, criação do dia nacional de oração pelo Recanto Mercê, instituição de missionários leigos – pessoas que ofereçam trabalho voluntário no Recanto por um determinado período – dentre outros.

Diante de tudo o que até aqui vivenciamos, surge em nós uma certeza fundamental: ser mercedário é bom demais! E mais do que isso: é um dom que nos envia em missão – sermos sinais da misericórdia de Deus!

Aproveitamos o ensejo para deixar o nosso muito obrigado a todos aqueles e aquelas que fizeram esse encontro acontecer – religiosos, religiosas, leigos de todas as nossas comunidades e em especial à comunidade de Brasília pelo acolhimento. Desde já agradecemos também à comunidade de Salvador/BA por aceitar sediar o VI encontro da Família Mercedária.

Saibamos, partir desse encontro, que em cada pedaço desse recanto estamos todos nós, que queremos ser para o mundo a mercê de Deus que redime!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.