Paróquia Nossa Senhora da Luz – BA

Paróquia Nossa Senhora da Luz – BA

Praça Nossa Senhora da Luz, s/n – Pituba - Salvador – BA, 41830-080


Padres: - Frei Demerval - Frei William Cosme - Frei Edalan Guedes
Telefone: (71) 3344-2414
Site: http://nossasenhoradaluz.org/2015/

Comunidade Responsável pela Paróquia: São Pedro Nolasco

 

Na Paróquia, a Comunidade Mercedária nasceu no dia 01 de agosto de 1960.

1º Pároco: Frei Padre Samuel Martinez.
Vigários Paroquiais: Frei Padre Demétrio Rodriguez Casanova, Frei Padre Mário Fernández Lago, e Frei Padre Fernando Cascon Raposo.

2º Pároco: Frei Padre Jerônimo Marcos Ruiz.
Vigários Paroquiais: Frei Padre Fernando Cascon Raposo, Frei Padre Mário Fernández Lago e Frei Padre Manuel Fernández Martinez.

3º Pároco: Frei Padre Gonçalo Fuentes.
Vigários Paroquiais: Frei Padre José Fernández Martinez e Frei Padre Manuel Fernández.

4º Pároco: Frei Padre José Fernández Martinez.
Vigários Paroquiais: Frei Padre Manuel Fernández Martínez, Frei Padre José Miguel Lopez, Frei Padre Casimiro Vega Quiroga e Frei Padre Adolfo Estevez Iglesias.

5º Pároco: Frei Padre Casimiro Vega Quiroga.
Vigários Paroquiais: Frei Padre José Miguel Lopez, Frei Padre Agostinho Aguiar Marinho, Frei Padre Pedro Alvarez e Frei Padre José Barreiro Suarez.

6º Pároco: Frei Padre Jaime Alejandro Osinaga.
Vigários Paroquiais: Frei Padre José Barreiro Suarez, Frei Padre Roque Sabugo Martinez, Frei Padre José Miguel Lopez e Frei Padre Emílio Santamaría.

7º Pároco: Frei Padre Urbano Alonso.
Vigários Paroquiais: Frei Padre Emílio Santamaría e Frei Padre Casimiro Vega Quiroga.

8º Pároco: Padre Casimiro Vega Quiroga.
Vigários Paroquiais: Frei Padre José Barreiro Suarez, Frei Padre Tomé Herculano Lopes, Frei Adilson Ribeiro dos Santos e Frei Paulo Avelino Gomes.

9º Pároco: Frei Padre Paulo Avelino Gomes (1999 – 2009)
Vigários Paroquiais: Frei Padre Demerval Soares Filho, Frei Padre Olivar dos Santos, Frei Padre Osmar Negreiros, Frei Padre Edalan Andrade, Frei Padre Rogério Silveira, Frei Padre Arenilton Vilarindo de Souza Administrador Paroquial (2010): Frei Padre Arenilton Vilarindo de Souza, O.de M.

10º Pároco: Frei Padre Rogério Soares de Almeida Silveira (desde setembro de 2010). Vigários Paroquiais: Frei Padre Edalan Andrade, Frei Padre Elisio Braz de Jesus e  Frei Padre Urbano Alonso.

11º Pároco: Demerval Reis


SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

De 2ª a 6ª-Feira: 7:00 e 17:30 – Missa – Igreja

5ª-Feira: 12:00  – Missa – Igreja – 8:00 às 17:00 – Adoração ao Santíssimo – Igreja.

Segunda 5ª feira: 19:00 – Missa com Oração de Cura e Libertação

Primeira 3ª feira: 20:00 – Missa do Empreendedor

Primeira e terceira 6ª feira: 12:00 – Missa com bênção para a Saúde

 

SÁBADOS

07:00 – Missa – Igreja.

17:00 – Missa para as Crianças – Igreja.

19:30 – Missa – Centro Comunitário da Pituba.

 

DOMINGOS

06:30 – Missa – Igreja

08:00 – Missa – Comunidade do Areal

08:30 – Missa – Igreja

11:30 – Missa – Igreja

15:30 – Missa – Igreja

17:30 – Missa – Igreja

19:30 – Missa – Igreja

 

Horários de Funcionamento: de 2ª às 6ª feiras das 08 às 17:30 horas.
E-mail: secretaria@pnsluz.com.br
Telefone – 0-XX-71-3344-2414

Existe uma tradição popular, que se pode bem engajar com a história autêntica e bem documentada. Conforme a tradição, pelos anos de 1580, uma menina de uns doze anos de idade, andando para apanhar gravetos para cozinhar, sentindo sede, viu (ou imaginou ver) surgir entre a mata e a areia, uma figura de uma mulher linda, com um menino sentado no braço esquerdo e na mão direita uma vela acesa; atrás da figura veio um manancial de água, e todo o quadro como iluminado com uma luz azul. – Saciada a sede, correu para casa e comunicou aos seus pais o ocorrido, os quais vieram acompanhando-a; chegados ao lugar por ela indicado, constataram a existência do manancial de água, não sabendo explicar se já existia antes; e mais nada viram. Este lugar situa-se perto da confluência das ruas São Paulo com Rio Grande do Sul, bem perto da Praça Belo Horizonte.

Passados anos, a menina de então, já adulta, avistou em casa do capitão Felipe Correa uma Imagem de Nossa Senhora da Luz, trazida de Portugal, reconhecendo ser a mesma que tinha visto ou imaginado na fonte.

Pelos anos de 1600, o latifundiário e capitão Felipe Correa, proprietário da Fazenda Pituba, fez construir em terreno de sua propriedade, uma capela de taipa, no lugar que hoje seria entre as ruas Minas Gerais e Otávio Mangabeira, colocando na mesma a Imagem trazida de Portugal, de talha de madeira, medindo 53 centímetros, com o pedestal, conservada na sua Igreja da Pituba.

Durante os anos de 1610 a 1642, sendo atendente espiritual do litoral baiano, compreendido entre o Rio Vermelho e a Vila de Abrantes, o artista e religioso do Mosteiro de São Bento, Frei Agostinho da Piedade, o grande escultor e ceramista, fez para a capela da Pituba uma Imagem de Nossa Senhora da Luz, de barro cozido, e policromado, que é uma relíquia preciosa de quando o Brasil amanhecia, a qual no ano de 1949 foi restaurada, sendo reencarnada.

Os herdeiros do capitão Felipe Correa, capitão Manoel Gonçalves Saraiva e sua esposa Francisca Ferreira e o irmão desta, Francisco Ferreira, restauraram a capela pelos anos de 1663.

Em 1955, o casal Sr. Joventino Pereira da Silva e Dona Alcina Guimarães da Silva, concluíram a igreja existente, iniciada em 1949, em terreno de sua propriedade, o que realizaram para perpetuar a devoção a Nossa Senhora, sob a invocação da Luz, em reconhecimento aos inumeráveis benefícios obtidos mercê da sua intercessão.

No mesmo ano de 1955 o Sr. Cardeal Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Augusto Álvaro da Silva, inaugurou a Igreja, fazendo-a matriz da futura paróquia a ser criada, benzendo-a e sagrando o altar-mor.

Por decreto de 09 de julho de 1960, o Sr. Cardeal da Silva, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Luz da Pituba, entregando-a na mesma data, aos cuidados espirituais da Ordem Mercedária de Nossa Senhora das Mercês, sendo nomeado primeiro vigário, o Reverendíssimo Padre Samuel Martinez Perez, que exerceu seu ministério até 15 de março de 1965.