Gerais, Notícias › 21/03/2019

II Congresso Mercedário

II Congresso Internacional Mercedário de Pastoral Paroquial

A nossa família religiosa vive um momento histórico de grande significado. Comemoramos os 800 anos de fundação da Ordem das Mercês, fincada no carisma original do fundador São Pedro Nolasco, o grande redentor de cativos, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade, inspirados e amparados sob a proteção maternal da Virgem das Mercês. Neste tempo favorável, renova-se a oportunidade de intensificar o apostolado carismático redentor na nossa Ordem, não só como continuidade da redenção originária, mas também, como resposta às novas formas de catividade presentes na atualidade.
O II Congresso Internacional Mercedário de Pastoral Paroquial, cujo tema é: “ A misericórdia do Senhor é eterna!” (Sl 106) – da experiência paroquial às periferias existenciais, tem como objetivo celebrar a ação misericordiosa de Deus, na história humana, tendo o carisma das Mercês como exemplo singular de concretização da misericórdia, frente aos desafios dos tempos e da realidade presente. Acreditamos que as paróquias sejam lugares privilegiados do exercício da misericórdia e, desde aí, possamos, através de ações planejadas de evangelização, irradiar a misericórdia de Deus, chegando às periferias existenciais, como nos pede a Igreja sob o pastoreio do Papa Francisco.

O Encontro será realizado na Casa de Retiro São José, localizada na Av. Itaú, 475 – Dom Bosco, Belo Horizonte. O investimento será de aproximadamente U$ 500,00 por participante. Teremos quartos individuais, duplos e triplos, os valores serão respectivos. Está sendo confeccionado um site para a inscrição. A chegada impreterivelmente terá que ser dia 19, pela tarde, e saída dia 23,pela manhã. Passeios e viagens à parte, por conta do congressista. O Translado será, exclusivamente, do Aeroporto/Rodoviária-Casa de Retiro e Casa de Retiro- Aeroporto /Rodoviária . Está incluso no pacote a peregrinação à Serra da Piedade , no dia 21/08. A programação será enviada posteriormente e disponibilizada no site. Conta Bancária para depósitos e pagamentos: Banco do Brasil, Ag.: 3478-9, C/C 536.692-5 – Província Mercedária do Brasil.

Faça aqui sua inscrição

Seguindo a metodologia de ver, julgar e agir, a reflexão terá como itinerário, a saber:

Eixo histórico
Do hospital de Santa Eulália de Barcelona (séc. XIII) ao “hospital de campanha” do Papa Francisco.

Eixo Bíblico – catequético:
1º – Medellín e Puebla: os mercedários nas periferias do cativeiro.
2º – A misericórdia nas Sagradas Escrituras: da experiência do cativeiro para a libertação integral do ser humano
Eixo Pastoral (Oficinas)
1ª – A Coleta da redenção e o uso dos bens
A partir de uma visão histórica, resgatar o sentido primeiro da coleta da redenção e o seu significado como expressão viva da partilha dos bens em favor dos cativos e, de que maneira, ao longo dos tempos, a Ordem Mercedária veio se organizando para manter viva essa prática.
2ª – “A Verdade vos libertará” (Jo 8,32) – Por uma comunicação libertadora e misericordiosa
O desafio de uma comunicação livre e libertadora, diante do panorama atual dominado pelas falsas notícias (fake news) e o contexto de desconfiança oriundo delas. Descobrir os processos de construção das “inverdades” e as formas de combate a elas.
3ª – A Paróquia como rede de comunidades irradiando a misericórdia
Assumir a renovação da paróquia mercedária como uma “rede de comunidades”, onde se faça presente o carisma das mercês, nos ambientes necessitados. Reconhecer a paróquia como o “lugar” privilegiado para a ação missionária de evangelização, traduzida em gestos de misericórdia.
4ª – De “Betânia” à “Visitação”: o agir mercedário como acolhida e missão
Experimentar a vida mercedária como “espaço” de acolhida que impulsiona para uma missão, à luz das imagens evangélicas da casa de Betânia e do encontro significativo de Maria que visita sua prima Isabel para servi-la.

Inscrições

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.