Etapas Formativas

Para ingressar no Seminário, o vocacionado deve ter o ensino fundamental completo, ter boa saúde e manter contato constante com o Secretariado Vocacional, participando, também, dos encontros vocacionais.Se forem percebidos sinais autênticos de vocação, e o interessado desejar seguir adiante, depois de ter um acompanhamento, ele irá para uma Casa de Formação Mercedária.

Aspirantado:
Essa etapa é para os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio. Nesse momento, os jovens ingressam no Colégio Pio XII, no Rio de Janeiro, a fim de concluírem seus estudos. Vivem em comunidade, aprendem a rezar a liturgia das horas, fazem pastoral nas comunidades e discernem a vocação com a ajuda do formador.
Postulantado:
Como o próprio nome já diz, aqui os jovens postulam entrar na Ordem e se consagrarem. Continuam a experiência comunitária, a vida de fé, aprofundam o conhecimento de si e vivem a pastoral nas comunidades. Nessa etapa, os jovens já devem ter o ensino médio e começam o propedêutico para ingressarem na faculdade de Filosofia.
Noviciado:
O Noviciado é o período de conhecer mais a Ordem Mercedária, a Igreja e a si mesmo. Durante um ano, o jovem estudará a história da Ordem, o Carisma, a vida dos santos mercedários e temas ligados à formação humana e afetiva. É um tempo de encontro maior com Deus, por meio de uma espiritualidade vivenciada, participação de retiros e encontros Intercongregacionais. No final do ano, o candidato professa os seus primeiros votos e se torna um frei mercedário. Essa etapa é feita em Salvador – BA.
Estudantado:
Aqui o jovem estuda a Teologia. É o momento de se aprofundar nas matérias teológicas em uma Universidade de São Paulo, durante 4 anos. A experiência comunitária é o ponto alto e se vive com mais intensidade o seguimento de Jesus Cristo por meio do Carisma de São Pedro Nolasco.

01